



the dual
TOWER
Na região nordeste da Islândia existe uma fissura criada pelo encontro de duas placas tectônicas, onde águas quentes emergem nas grutas criadas ela movimentação do solo. A Grjótagjá é a mais famosa e atrai islandeses e turistas curiosos todo ano para banharem-se nas águas quentes em meio ao frio local. Para servir de suporte e convite à esses turistas, criamos a Dual Tower, que celebra as dualidades de uma terra cheia de contrastes, desde sua descoberta.
Desde sua origem, a Islândia é um local cheio de contrastes. Colonizada por dois povos, localizada entre a junção de duas placas tectônicas que estão se afastando. É possível encontrar fontes de água quente emergindo do solo em um ambiente de baixíssimas temperaturas. Vulcões cospem fogo para o céu enquanto a neve e o gelo caem sobre a terra.
O conceito projetual nasceu justamente dessas dualidades. O projeto é composto por dois elementos em forma de serpentina que se encontram e entrelaçam dando origem a torre.
Tendo em vista que a Islândia é um dos grandes produtores de alumínio, este foi o material escolhido para a construção das placas, pisos, mobiliário. Dois diferentes tratamentos do mesmo material enfatizam o conceito principal do projeto.
Por ser um complexo de 3 grutas, a DUAL TOWER fornece caminhos cobertos para acessar a todas, infraestrutura básica para os turistas e diferentes alturas de mirantes para apreciar a paisagem e a fissura que abriga as grutas.
tipologia
comercial/ turismo
onde
Grjótagjá Cave, Islândia
ano
2021
Confira o vídeo do projeto